Bacharel em Teologia

Uma pessoa que faz bacharelado em teologia está estudando um curso em que se dedica a dominar as religiões e quais são as influências delas na sociedade. O teólogo, como é conhecido quem se forma nessa profissão, pesquisa a história, os fenômenos e as tradições ligadas a religião. Também consegue interpretar textos sagrados, doutrinas e dogmas religiosos. No bacharelado em teologia, o estudante consegue associar todas as informações aprendidas com outras ciências humanas como a antropologia e as ciências sociais. Ele consegue identificar quais são as relações que outras culturas e variados grupos sociais têm com suas religiões.

A maioria dos estudantes que fazem teologia está se preparando para entrar no ministério, porém outra parte dos formados podem se interessar por trabalhar em evangelização e promover o homem e obras de assistência, de educação e de saúde, tanto aqui no Brasil quanto no exterior. As Forças Armadas contratam bacharel em teologia para trabalhar como capelão, assim como para hospitais e assessorias comunitárias.

Empresas de grande patrimônio podem contratar um bacharel em teologia para apoiar os empregados. As editoras de revistas e livros religiosos também contratam bacharel em teologia. Instituições de educação podem solicitar bacharel em teologia, pois apesar de não ser obrigatório o ensino religioso, algumas escolas podem oferecer a disciplina para os alunos.

Além disso, o bacharel em teologia pode ser contratado para trabalhar como consultor, onde vai assessorar pessoas e organizações que precisam da religião para desenvolver o trabalho. Também, trabalhar em ONGS orientando grupos religiosos para atender pessoas e instituições que fazem trabalhos sociais. O bacharel em teologia pode se especializar em pesquisa e estudar os fenômenos com ligações religiosas e qual é a relação disso com a atividade humana. Ainda pode em último caso atuar no ramo sacerdócio e ser um padre ou pastor.

O bacharel em teologia tem na faculdade a oportunidade de acompanhar as tradições religiosas que são parte da cultura, assim como estudar disciplinas como didática e psicologia da educação. Em alguns cursos a teologia têm o nome de Ciências da Religião. O curso pode durar, em média, quatro anos. No curso de teologia o estudante costuma fazer um estágio, assim como uma monografia para concluir o curso.

 

Leia também sobre: Manual Bíblico das Questões Difíceis e Polêmicas da Bíblia

error: Conteúdo com Direitos Autorais!