Como Fazer uma Boa Redação

Na hora de se preparar para o vestibular, geralmente o ‘bicho de sete cabeças’ que mais nos assombra é a redação. Mas para não permitir mais que isso aconteça, confira algumas dicas para fazer uma boa redação e arrasar no vestibular!

O primeiro passo, certamente, é a leitura. Quem quer escrever bem, não tem jeito: precisa estar craque na leitura. A dica é praticamente unânime e nos dias de hoje inclui livros, jornais, portais da internet, revistas e outros.

Neste sentido, vale a pena estar atento não só para o que acontece no Brasil, mas em todo o mundo. A crise de imigração europeia, as futuras eleições estadunidenses, a relação entre judeus e palestinos e o próprio conflito na Síria são alguns dos temas que você não pode deixar de lado.

Depois de escrever, reescreva. Mude alguns argumentos, articule outras ideias e demonstre que se tivesse que escrever um texto sobre o mesmo assunto, porém com opinião contrária, você também saberia desempenhar bem a tarefa.

Argumentação e objetividade também são palavras-chave que não podem faltar na sua redação. No que se refere à primeira, vale lembrar que só o argumento (que geralmente é uma justificativa para as causas e consequências do assunto principal da redação) consegue sustentar a sua redação, por isso, atente a esse aspecto. Deixar tudo o que fica ‘subentendido’ de lado também é essencial para quem se prepara para a redação, o que também ajuda o estudante a se livrar de argumentos que tenham como base seus gostos ideológicos e culturais.

Além disso, saiba propor soluções ao invés de só criticar. Independentemente de qual seja a problemática, pense no que poderia ser feito – desde que plausível e adequado – para que o problema fosse resolvido. E cuidado para não desviar demais e acabar se esquecendo de responder ao questionamento principal da redação, hein? Você pode perder alguns bons pontinhos com esse erro.

E agora que você já conferiu algumas dicas, que tal dar continuidade ao aprendizado realizando o curso ‘método de redação’? O curso, exclusivamente on-line, promete as melhores dicas para quem não quer deixar as oportunidades passarem neste ano!

error: Conteúdo com Direitos Autorais!