Curso Técnico em Refrigeração a Distância com Crea

Curso Técnico Em Refrigeração
Curso Técnico Em Refrigeração a Distância Com Crea

A instalação e manutenção de ar condicionado split é uma atividade complexa, mas muito compensadora.

O lucro aumenta mais a cada ano, com centenas de possíveis clientes se interessando por um sistema de refrigeração em suas casas, apartamentos, lojas e escritórios. Só que, para conseguir entrar nesse mercado, você precisa estar capacitado.

É isso que o curso à distância de Técnico em Refrigeração oferece. O instrutor Thiago Pereira, especialista no assunto, ensina os principais temas teóricos e práticos a serem estudados.

Ao final do curso, você estará pensando e agindo como um técnico, e garantindo para seus consumidores a credibilidade que eles esperam.

Quem é o instrutor

Thiago Pereira
Thiago Pereira

Antes de prosseguir, é importante conhecer a pessoa de quem você vai absorver todo o conteúdo, certo? Thiago Pereira é técnico em refrigeração e trabalha com a Electrolux, uma das empresas de eletrodomésticos mais populares no Brasil.

Por três anos ele ministrou o curso Instalação e Manutenção de Ar Condicionado Split, ofertado pelo Alta Cursos Profissionalizantes.

Thiago é formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Além da Electrolux, ele também já colecionou dezenas de cursos em outras fabricantes, como a Daikin, a Fujitsu, a Komeco, a Carrier e mais.

Como funciona o curso

O curso aborda três pontos centrais do trabalho com refrigeração:

– Teoria
Saber como funciona o ar condicionado split é fundamental para lidar com ele nos momentos práticos. Esse módulo trata dos conhecimentos teóricos sem que eles se tornem chatos.

Thiago fala de forma descontraída e leve, facilitando o aprendizado. Bem melhor do que ler qualquer manual, muito mais didático e bem menos chato.

– Instalação
Thiago elaborou métodos eficazes de instalação junto a grandes técnicos e engenheiros das fabricantes com as quais trabalha.

Depois de saber com o ar condicionado funciona, suas funções, capacidades e limites, a instalação se torna o próximo ponto mais importante.

– Manutenção
Entrar no mercado de refrigeração não significa apenas instalar os aparelhos e sair de cena. Para ter uma leva de clientes fidelizados, e conseguir atrair novos com mais facilidade, você também pode realizar a manutenção.

Afinal, se foi você que instalou, é bem provável que o consumidor ligue para você se algo der errado.

Além disso, é dever do profissional se dispôr a fazer a manutenção periódica habitual, e resolver quaisquer transtornos causados pelo ar condicionado – tenham sido eles causados pelo próprio profissional ou não.

Quais os tópicos abordados no curso

Dentro de cada um dos temas tratados, existem tópicos específicos a serem conhecidos e estudados. Podem ser conceitos, ferramentas ou técnicas de como agir. Por exemplo, essas são as principais ferramentas que você deve ter para trabalhar com refrigeração:

  • Cortador de tubo
  • Curvador de tubo
  • Balança
  • Cilindro de nitrogênio
  • Furadeira
  • Vacuômetro (usado para medir pressões extremamente baixas)
  • Bomba de vácuo (cria vácuo em uma câmara de bombeamento)
  • Flange (elemento de união entre componentes diferentes de um sistema de tubulação)
  • Escareador (para processos intermediários entre parafusar e perfurar)
  • Manifold (para os gases utilizados no processo de refrigeração)
  • Penta (termômetro digital)

É preciso aprender mais sobre cada uma e sobre como utilizá-las, antes mesmo de partir para o “grosso” do curso.

Em seguida, você verá um módulo teórico completo, que cercará as seguintes questões:

– Conceitos básicos
Tudo o que você precisa saber, inicialmente, para entrar nesse mercado e se tornar um técnico de refrigeração.

– Variação de temperatura
Como funcionam as mudanças de temperaturas dentro dos ambientes com ar condicionado.

– Pressão e mudança de estado
Qual a influência e interferência da pressão nos ambientes tratados.

– Fluído refrigerante
Entenda mais sobre esse produto químico, comumente chamado de gás refrigerante, que é responsável pelas trocas térmicas realizadas dentro dos sistemas de refrigeração.

– Óleo lubrificante
Saiba qual é a importância do óleo lubrificante para o ar condicionado.

– Estudo de carga térmica
Saiba o que é e como calcular a carga térmica presente em um ambiente.

– Vácuo
Por que o vácuo é um dos fatores importantes na refrigeração.

– Seleção de equipamentos
Saiba como fazer uma boa seleção de tudo que será usado, evitando assim o desperdício e se afastando dos riscos de ficar sem um equipamento necessário.

– Ciclo de refrigeração
Conheças os diferentes ciclos de refrigeração e qual deles se aplica ao ar condicionado split.

– Consumo de energia
Qual o nível de consumo de energia exigido pelo sistema de refrigeração split.

Depois de estar absorto em todo o conhecimento teórico, chegará o momento de começar a praticar. A primeira parte é, claro, a instalação:

– Procedimentos de instalação
Quais são os procedimentos mais importantes para iniciar a instalação do ar condicionado.

– Tubulação
A tubulação é uma parte consideravelmente grande do ar condicionado, e, por vezes, a seção mais complicada para os técnicos. Essa aula vai te ajudar a captar as melhores estratégias de trabalho.

– Teste de estanqueidade
Como fazer o teste de estanqueidade, que se destina a descobrir se existem vazamentos na tubulação ou em outro ponto do dispositivo. Será visto também a importância e validade desse teste.

– Instalação elétrica
Toda a parte elétrica, assim como a tubulação, apresenta um desafio a cada novo cliente. Aqui, você aprende como identificar os melhores pontos e conectar a rede elétrica ao aparelho sem prejudicar nenhum outro equipamento da casa.

– Teste de dreno
Assim como o teste de estanqueidade, este é mais um momento fundamental na instalação. Você vai aprender a verificar a drenagem e confirmar se tudo está de acordo com o esperado.

– Vácuo
Como utilizar as ferramentas (bomba de vácuo e vacuômetro) para instalar e analisar a presença do vácuo no equipamento.

– Teste de rendimento
Saiba como fazer o teste para verificar se o ar condicionado split está em seu pleno funcionamento, atingindo a faixa de temperatura esperada.

– Superaquecimento
Como agir em caso de superaquecimento.

– Entrega Técnica
Saiba por que e como aderir à entrega técnica, que auxilia os clientes a usarem e lidarem com seus novos equipamentos de ar condicionado split.

Com tudo pronto, você só será chamado novamente para realizar a manutenção de tempos em tempos. Ainda assim, você já deve ter esse conhecimento antes da instalação, tanto para conseguir lidar com problemas antecipadamente, quanto para informar o consumidor de suas obrigações e cuidados durante a entrega técnica.

Ao falar sobre manutenção, esses são os tópicos aos quais Thiago se refere:

– Teste de componentes elétricos
Como aplicar um teste que confirme a segurança e eficácia de todos os componentes elétricos do sistema.

– Teste de sensores
Como aplicar um teste que verifique o funcionamento de todos os sensores do ar condicionado.

– Teste de componentes e capacitores
Esse teste verifica como andam os componentes gerais e os capacitores.

– Teste de compressor
Como aplicar um teste que verifique a produtividade do compressor.

– Controle remoto
De que maneira o controle remoto do ar condicionado deve ser manuseado, e quais os problemas mais comuns que o acometem.

– Acionamento na placa
Como realizar o acionamento na placa do ar condicionado split.

– Desmontagem da evaporadora
Parte essencial da manutenção de sistemas de refrigeração é a limpeza. Para uma limpeza completa, é necessário desmontar alguns componentes do ar condicionado, incluindo a evaporadora.

– Desmontagem da condensadora
Assim como a evaporadora, a condensadora também deve ser desmontada para uma limpeza profunda do ar condicionado split.

– Pulseira eletrostática
A relevância da pulseira eletrostática como meio de proteção, e como utilizá-la.

Como trabalhar com sistemas de refrigeração

A consciência de todos esses aspectos da instalação e manutenção de ar condicionado split é indispensável, mas não é só isso que trará lucro para o profissional. Como todas as outras áreas, é preciso saber como “vender o seu peixe”.

Como provar para os clientes que você é confiável? Como cobrar um preço justo e ainda assim ser escolhido no lugar de outros que cobram mais barato? Como convencer mais pessoas a instalarem sistemas de refrigeração?

Felizmente, o curso também te ajuda nessa jornada. Ter noções de empreendedorismo e marketing não é tão simples, mas é muito útil ao lidar com as burocracias dos negócios, com vendas e com diferentes tipos de clientes. Você aprenderá isso tudo nos bônus do curso:

– Módulo Vendas
São 12 aulas ministradas por Diogo Costa, executivo de vendas internacional de uma das maiores empresas de logística do mundo.

Ele ensinará sobre diversas técnicas de vendas, dará dicas importantes para vender melhor e falará sobre os tipos de clientes e como lidar com eles.

– Módulo empreendedorismo
Novamente com Diogo Costa, este módulo conta com mais 12 aulas, dessa vez com o foco no ato de empreender. Além de ser um especialista em vendas, Costa também é empreendedor digital e administra seus negócios online com eficiência de qualquer lugar do mundo.

Aqui serão abordados temas que vão desde a tecnologia em si (e como usá-la ao seu favor), até o setor financeiro e de marketing.

– Encontro ao vivo
Para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto, você ainda vai poder contar com um encontro online ao vivo com Diogo Costa.

Benefícios do curso

Existem muitos cursos profissionalizantes que oferecem os mesmos conteúdos, por preços bem mais elevados. Além disso, eles também costumam limitar a experiência do aluno dentro de suas capacidades físicas e/ou temporais.

Esses dois pontos já caem automaticamente com um curso online.

Você terá todo o tempo que deseja para estudar, onde e quando puder. Seus horários serão feitos unicamente por você, e todas as aulas e módulos serão de acesso ilimitado por três anos; os materiais extras, então, ficam disponíveis para download. Justamente por esse motivo, não há limitações físicas.

Você não precisa desembolsar mais dinheiro para o transporte, muito menos perder tempo indo até um lugar além da sua própria casa. O curso online preza pelo seu conforto e disponibilidade, o que, por si só, já torna todo o processo mais ágil.

Além de tudo isso, as vantagens se estendem em conteúdo e acessibilidade:

– Você poderá baixar uma apostila extra
O curso conta com uma versão em PDF de seus principais tópicos, organizado por Thiago Pereira. Dessa forma, mesmo quando não estiver em casa ou estiver sem acesso à internet, você ainda poderá estudar.

– Você terá mais material para download
Além da apostila elaborada por Thiago, há ainda mais materiais desenvolvidos pela Oficina da Manutenção como aprimoramento do curso. No total, são centenas de páginas de conteúdo para você descobrir e revisar.

– Você poderá conversar ao vivo com Thiago Pereira
O próprio instrutor estará disponível para um encontro online ao vivo, pronto para responder todas as suas dúvidas e conversar sobre tudo o que foi ensinado sobre ar condicionado split.

– Você terá acesso a grupos específicos sobre o assunto
Conversar com outras pessoas sobre a instalação e manutenção de sistemas de refrigeração é um grande adicional para sua formação.

O curso te dará acesso à grupos fechados em redes sociais, como o Facebook e o Whatsapp, que contam unicamente com outros técnicos em refrigeração. Lá você poderá compartilhar experiências e informações à vontade.

– Você ganhará um certificado
Ao término do curso, você vai receber um certificado digital de conclusão. Isso será mais uma prova de sua capacidade, e ajudará seus clientes a te darem credibilidade por seus serviços.

– Você saberá que investiu corretamente
O pagamento pelo curso pode ser feito em até 12 parcelas. Há ainda uma política de devolução de dois dias: se, em 48 horas, depois de analisar todo o conteúdo, você não estiver satisfeito com o curso, seu dinheiro é devolvido sem mais perguntas. O único valor mantido é o das taxas financeiras, que significam mais ou menos 10% do preço total.

Será que é mesmo para mim?

Caso você ainda esteja se perguntando se vale a pena mesmo adquirir o Curso de Instalação e Manutenção de Ar Condicionado Split, é possível fazer um “test drive”.

Foram disponibilizadas três aulas gratuitas, uma de cada módulo: teórico, de instalação e de manutenção. A primeira fala sobre a seleção de equipamentos, como identificar as melhores opções para cada situação.

A segunda trata da parte elétrica da instalação, com imagens reais de Thiago trabalhando nisso. Por último, a aula de manutenção é sobre o teste dos componentes elétricos, complementar à de instalação, e também mostra a prática através do instrutor.

Outra forma de descobrir mais sobre o curso e seus resultados é ouvindo depoimentos de ex-alunos. Nelson Alves e Greg Crispim são alguns deles, e ambos gravaram vídeos explicativos sobre o curso, a metodologia de ensino e o instrutor. Eles mostram os resultados que conseguiram com os conhecimentos adquiridos ao longo dos estudos e de suas experiências.

Greg, por exemplo, é agora dono da Crispim Serviços e realiza a instalação e manutenção de ar condicionado como sua função principal. Já Nelson pôde aperfeiçoar as noções que já tinha e, como ele mesmo afirma, “todo dia aparece uma coisa nova [para aprender]”.

Gratuitamente, também, você pode baixar o e-book Guia de Código de Erros do Ar Condicionado Split. Ele conta com códigos de erros de 17 diferentes fabricantes, incluindo as mais populares, como Electrolux, Samsung, LG, Consul e Komeco.

Por fim, você deve ter uma conversa sincera consigo mesmo. É claro que é assustador ingressar em qualquer tipo de carreira, especialmente quando ainda há dúvidas sobre o serviço, ou mesmo total falta de experiência.

Se você chegou até aqui, é porque se interessa por esse trabalho. Você precisa encontrar em você a capacidade e o esforço de aprender.

O curso providenciado por Thiago Pereira oferece o caminho, da forma mais simplificada possível, e todo o auxílio que você precisar; mas, no fim das contas, quem vai percorrer esse caminho é você.

Busque solucionar todas as dúvidas que tiver e, quando estiver certo, é só “meter a cara a tapa” e começar a estudar! Logo mais você será um profissional capacitado e pronto para ser seu próprio patrão.

Curso de Instalação e Manutenção de Ar Condicionado Split

Deixe um comentário

error: Conteúdo com Direitos Autorais!