Leitura Dinâmica e Estudo

Em meio a tanta informação, e cada vez chegando mais, temos pressa para acompanhar o ritmo do mundo em que vivemos e precisamos desenvolver habilidades para não ficar para trás por não vencermos tudo o que temos que conhecer e saber, seja na vida cotidiana, acadêmica ou profissional.

Alguma vez já chegaram para você e perguntaram se tinha visto ou lido determinada informação? E você, embaraçadamente, sem saber de que se tratava, teve que admitir que ainda não sabia algo a respeito do assunto aventado?

Isso pode acontecer com frequência, pois em meio a todas as atividades que temos que dar conta diariamente, ainda precisamos ler sobre os assuntos propostos na faculdade, no trabalho, para continuarmos nosso aprimoramento profissional, além, é claro, de saber o que está acontecendo na cidade, no estado, no país e no mundo globalizado em que vivemos.

São tantas informações que às vezes até ficamos desanimados. Mas há solução para isso. É necessário aprender a acompanhar o ritmo dos dias de hoje, saber selecionar o que é essencial conhecermos a fim de estarmos atualizados e em ascensão profissional e, com isso, obter o que todos procuram: sucesso e realizações.

Para alcançar esses objetivos, sem sombra de dúvida, escolher o que vamos ler e saber como fazer uma leitura rápida e com eficácia é necessário, além de reter as informações cruciais e das quais vamos precisar a qualquer momento.

Sabe-se da importância da leitura para a formação pessoal, estudantil e profissional de uma pessoa, e que a leitura é um hábito necessário para que possamos abrir nossas mentes, conhecer outras possibilidades, julgar fatos e acontecimentos do mundo que nos cerca, mas, com tanta informação, com tantos livros, teses, artigos, relatórios que precisamos ler, temos que encontrar maneiras de fazê-lo utilizando nossas habilidades e o tempo a nosso favor. É por isso que a leitura dinâmica pode fazer a diferença no meio acadêmico e corporativo e até social, quando a informação pode nos colocar em destaque e acelerar anos de caminhada.

A importância da velocidade da leitura

O tempo de que dispomos para fazer todas as nossas atividades diárias, em função do próprio ritmo de vida que levamos atualmente, parece cada vez menor, e, por isso, utilizá-lo de maneira a que possamos fazer mais e com qualidade, certamente determina os resultados que buscamos pessoal e profissionalmente.

Assim, as atividades que podemos fazer eficientemente de maneira mais acelerada, como a leitura de jornais, relatórios, livros e de todo o material necessário para nos prepararmos para as diferentes situações com as quais poderemos nos deparar, podem representar a diferença entre o buscar o sucesso e realmente alcançá-lo.

Sabe-se que o aumento da velocidade de leitura aumenta a concentração e a compreensão do que é lido. Então, buscar maneiras para ler mais rapidamente, para ler dinamicamente, além de poupar muito do tempo de que dispomos diariamente para fazer essa atividade, certamente vai possibilitar focarmos no que interessa e aumentar a acuidade de retenção das informações.

A leitura dinâmica apresenta diversos benefícios para quem a domina, como a dinamização da carreira, a tomada de decisões adequadas, respostas rápidas a diversos questionamentos, além, é claro, de levar à admiração das demais pessoas e ao controle da própria vida, pois o mundo contemporâneo é competitivo e exige atualização constante de informações para que a coleção de dados de que dispomos possa ser acessada rapidamente para elaborar as soluções corretas e sem perder tempo para as situações diversas que se apresentarem para resolvermos.

E quem não quer ter respostas rápidas para os problemas, não quer afastar a concorrência por ser rápido e eficiente nos desafios da vida? Ser admirado e ter as rédeas de sua própria vida nas mãos são objetivos dos que buscam ser bem sucedidas e independentes dos comandos de outras pessoas, pois estão à frente, têm as respostas e imprimem dinamismo a tudo que os rodeia.

Ganhar tempo sem perder a qualidade de informação é o objetivo da leitura dinâmica, uma vez que a aprendizagem depende mais da maneira como se lê do que da quantidade de material analisado.

É necessário atenção e concentração, portanto, e mais ainda ter claramente traçado o que realmente se quer alcançar, para persistir independentemente dos obstáculos que aparecerem.

Para que haja assimilação da informação é necessário existir interesse constante pelo que está sendo lido, afinal, se as informações não são consideradas essenciais, não são memorizadas.

Identificando os problemas de leitura

Além de saber o que se quer e traçar metas para alcançar os objetivos, é importante iniciar o aprendizado da leitura dinâmica pela identificação de maus hábitos de leitura que carregamos desde os anos iniciais do processo de alfabetização, como ler sílaba por sílaba ou subvocalizar o que é lido, que consiste em uma voz mental que repete as palavras lidas mentalmente. Apenas identificando os vícios na leitura é que se pode adquirir consciência deles para então corrigi-los.

Assim, a fim de corrigir a leitura de sílabas isoladas, a ideia é focalizar as palavras inteiras, e, para isso, é necessário que a visão seja posicionada pouco acima do que está sendo lido.

Quanto à subvocalização, é necessário extinguir esse vício pela aprendizagem de uma leitura rápida e por meio de exercícios que ocupem a mente enquanto se lê, evitando que as palavras sejam repetidas mentalmente; a subvocalização diminui a velocidade da leitura, que fica limitada ao tempo necessário para pronunciar as palavras lidas, e com a eliminação desse mau hábito é possível até triplicar a velocidade de leitura.

Outras situações, também relacionadas à leitura, precisam ser superadas para que se aprenda a ler dinamicamente: falta de foco na leitura, retorno inúmeras vezes ao início do texto, pouca memorização e até mesmo os ladrões de atenção.

Para não perder o foco do que está lendo, lembre-se do objetivo pessoal, acadêmico ou profissional que tem em mente e do real motivo de estar buscando mais informações. Assim, estará constantemente se motivando para seguir em frente e alcançar sua meta.

Concentração é a chave para que ao ler um texto você absorva as informações que está procurando e não fique retornando ao início do texto.

Isso acontece porque não se está focando na atividade que está sendo realizada, o que significa que outros pensamentos estão dividindo sua atenção e dissipando uma energia que você tinha se proposto a aplicar na atividade de leitura.

É uma questão de treino e persistência. A mudança de hábitos leva tempo, mas pode ser alcançada quando se tem um firme propósito.

A pouca memorização ou até a falta dela está relacionada a diversos fatores e merece uma atenção especial, mas é fato que existem muitas maneiras de reter as informações lidas e estudadas, e como em qualquer situação de mudança de hábito, requer persistência, treino e exercícios constantes.

O que fazemos antes da leitura determina nosso grau de atenção, e um planejamento adequado pode evitar os ladrões de atenção.

Assim, planejar rotinas de atividade de estudos evitam os prejuízos de um processo de aprendizado. Nesse planejamento devem ser considerados os cuidados com a saúde, principalmente os que se referem a uma alimentação balanceada, responsável por repor as energias gastas diariamente nas diferentes atividades realizadas, e sono suficiente, para estar descansado e, assim, em estado físico e mental adequados para memorizar as informações.

Também é fundamental preparar um ambiente adequado: mobília, iluminação, circulação de ar, livre de ruídos, organizado e com tudo o que será preciso à mão, evitando, dessa maneira, distrações durante a realização da atividade.

Atenção para a memória

A capacidade de armazenar e recuperar informações obtidas por meio do que foi visto, ouvido e até captado pelo olfato, paladar ou tato consiste na memória, que todos temos, a princípio. Ter uma boa memória ou capacidade de acessar informações guardadas depende de treino e esforço.

A pouca ou até a falta da habilidade de memorização está relacionada com a falta de atenção, com as distrações do meio ambiente e de nossa própria mente durante a atividade de captação de informações.

É por isso que pessoas distraídas ou que não estão focadas no objeto do momento costumam não lembrar o que foi feito, ouvido ou lido. No entanto, observa-se que mesmo pessoas distraídas podem ter uma memória específica para alguns assuntos, como lembrar-se de datas, números de telefones, fisionomias e até odores.

Isso porque nossa memória é seletiva, e armazenamos as informações que são de nosso interesse; as demais entram em um arquivo e, com o tempo, ficam esquecidas. Diante disso, é evidente que se o objetivo é guardar informações e poder dispor delas na ocasião em que forem necessárias, é preciso estar atento no momento de absorvê-las e, depois, saber como acessá-las.

É por isso que existem inúmeras técnicas para a memorização de informações, como a associação de acontecimentos a imagens.

Nossa memória opera com imagens mentais e fixa com maior facilidade aquilo que foge da normalidade, exatamente porque esse fato atrai a atenção para o atípico. Criar imagens inusitadas, associando-as a objetos, palavras, fatos ou cenas que precisam ser memorizados são técnicas que ativam a memória, porque a mente memoriza com mais facilidade imagens do que palavras.

Independente da técnica a aplicar para ter memorização eficiente nos estudos, na leitura de documentos e relatórios, é importante que você tenha seus objetivos bem definidos e considere a atenção ao que você faz como sua aliada, pois para lembrar-se de fatos, dados e informações você precisa desenvolver a concentração com eficácia. Em função disso, ao ler um texto, concentre-se realmente no que você está fazendo.

Concentrar-se é uma técnica fundamental de memorização. Centre-se apenas no ponto que você deseja atingir, nos seus objetivos, esquecendo temporariamente do que está ao seu redor.

Por que fazer o curso de Leitura Dinâmica e Estudo (LDE)?

Atenção é a condição indispensável para a memorização, e isso é uma questão de treino, eliminação de maus hábitos e aquisição daqueles que poderão levá-lo até a posição que quer alcançar.

Com treino, você vai automaticamente dominar a concentração e poderá aproveitar seu tempo em qualquer lugar para ler e estudar. Basta esforçar-se e conhecer mais a fundo as técnicas para memorização, e treinar. Muito! Então, o que está esperando? O tempo passa rápido e não podemos desperdiçá-lo com indecisões ou mesmo com tentativas malfadadas de alcançar nossas metas.

O importante é decidir-se pela otimização de seu tempo e de suas habilidades e iniciar logo seus estudos para uma leitura dinâmica e memorização das informações obtidas.

Depois de tomar a decisão adequada para obter êxito nos seus objetivos, quer seja na vida acadêmica, profissional e cotidiana, inicie um novo ciclo em sua vida, e, para isso, conte conosco.

Informações como as apresentadas anteriormente estão disponíveis no curso de Leitura Dinâmica e Estudo (LDE) e certamente vão mudar seu desempenho em qualquer que seja sua área de atuação.

Temos o melhor método para você fazer uma leitura dinâmica, as técnicas adequadas para memorizar o que leu e estudou e dispor de tudo isso durante as situações de teste que estão por vir. Ainda, oferecemos um suporte para você aprender a controlar sua ansiedade diante de situações de estresse e que tanto podem corroer seus esforços em momentos decisivos de sua vida.

Você vai verificar que os resultados são realmente efetivos e isso mudará sua atuação e projeção acadêmica, profissional e até seu dia a dia, pois você estará otimizando seu tempo e suas habilidades.

No mundo competitivo em que nos encontramos, a informação é uma poderosa aliada para um desempenho certeiro nos estudos, além de auxiliar na realização de bons negócios, bem como no sucesso pessoal e profissional.

Mas o acesso cada vez maior às informações e o tempo cada vez mais encolhido para fazer tudo o que precisamos diariamente têm exigido das pessoas velocidade e eficiência para coletar as informações e utilizá-las de maneira certeira para o sucesso e aprimoramento desejado.

É por isso que a leitura dinâmica e a memorização de informações são tão necessárias hoje em dia. Delas dependem dispor da informação correta, no momento exato.

Depende de você virar a página, mas com a convicção de que, dessa vez, você tem o controle de sua vida em suas mãos.

error: Conteúdo com Direitos Autorais!