Mindset Empreendedor

Mindset Empreendedor do Conrado

A mente humana é um instrumento realmente fascinante. Além de ser capaz de executar diversas funções com uma velocidade impressionante, ele pode ser programado para que determinados objetivos sejam atingidos.

Pensemos em um evento traumático, por exemplo. Por meio de terapia, de neurolinguística, de psicanálise e outras técnicas, é possível que a pessoa não só supere o evento traumático, mas também possa voltar a viver plenamente.

É deste princípio de programação que parte o mindset, que literalmente significa mente programada. Assim, o mindset empreendedor é a mente programada para obter sucesso em empreendimentos próprios.

Na sequência, você irá conhecer 10 crenças, valores e competências que você precisa possuir para ter uma mente programada para o sucesso no empreendedorismo. Vamos a elas.

Visão clara

Antes de iniciar todo e qualquer negócio, é preciso que a visão sobre ele seja extremamente clara e honesta, mesmo que ainda não seja tangível. Essa visão inicial é o ponto de partida para o sucesso de seu negócio.

Propósito

O objetivo de toda e qualquer organização é oferecer um produto ou serviço que satisfaça uma necessidade ou desejo existente. No entanto, o propósito do empreendedor deve ir além. É necessário que seu empreendimento seja capaz de modificar a realidade para melhor, mesmo que essa modificação ocorra em apenas uma porção mínima da mesma. Dessa maneira, você terá fortes razões para perseguir seus objetivos passara de chefe a líder.

Equipe

Saber trabalhar em equipe deixou de ser uma qualidade e passou a ser uma obrigação, pois a sinergia entre os colaboradores é fundamental para se atingir as metas e objetivos traçados. Criar um ambiente de interação e colaboração é uma das características que fazem um empreendedor de sucesso.

Comunicação assertiva

A comunicação é um dos mais importantes instrumentos do empreendedor, pois através dela você se comunica, argumenta, persuade. Mas não se esqueça que para se comunicar é necessário antes de mais nada saber ouvir, pois só assim a comunicação será verdadeiramente assertiva. Treine, perca a timidez e se comunique.

Começar com o que tem

De nada adianta esperar que a realidade mude para começar seu negócio, pois este é mais um motivo para adiar a implementação do negócio. Começar com o que tem significa estar disposto a improvisar e ser criativo para contornar situações adversas.

Aprender a lidar com fracasso é sucesso

Em algum momento da vida, o fracasso chega, o que não sempre é uma coisa negativa, pois ele nos ensina sobre humildade e força de vontade. Tão perigoso quanto o fracasso é o sucesso, pois o ego pode pôr tudo a perder.

Definir perdas aceitáveis

Ser empreendedor é correr riscos, é dentre eles está a perda de bens materiais. Até que ponto você está disposto a perder? Definir isso é de extrema importância para que você não se frustre e comprometa o que você não está disposto a perder.

Ter foco

Existem dois tipos de foco: o estrito é o difuso. No começo de um negócio, é melhor adotar o difuso, pois ele oferece mais possibilidades de negócios. Assim que você achar a oportunidade que julga correta para investir, adote o foco estrito, ou seja, especialize seu negócio em determinado produto ou serviço para ser o melhor daquele ramo.

Ter equilíbrio

Apesar de não ser fácil, é necessário achar o equilíbrio no trabalho e na vida pessoal. Trabalhar todos os dias da semana não é garantia de nada, pois a contemplação (ócio) é tão importante quando a iniciativa.

Aceitar processos

Você não pode ser o limite de seu negócio, afinal você é um só. Em todo negócio, é preciso aceitar que existem processos, inclusive de ordem hierárquica, que devem ser respeitados para que os objetivos sejam alcançados da melhor forma possível.

Leia também sobre: Remindset.

error: Conteúdo com Direitos Autorais!